12 janeiro, 2011

Dias difíceis! Ops .... Noites!

Estive ausente nos últimos tempos pois aqui a rotina não está sendo fácil.
Na verdade, estou tentando organizar mais a rotina do Felipe, pois depois das festas de final de ano ele ficou maluquinho. Não dormia direito durante o dia e nem muito menos a noite. Estava irritado e manhoso.

Acontece que não está sendo fácil!
Há dias (digo dias, pois não sei ao certo desde quando está acontecendo) ele não dorme direito a noite. Acorda a cada duas horas, ou às vezes de hora em hora resmungando. Estou tentando colocar em prática o PU/PD (Encantadora de Bebês), mas não é fácil na madrugada, quando estamos cansadas e esgotadas. Outra medida que tenho tomado é não dar mais mamar para ele na madrugada, pois ele já está grandinho e acabou virando hábito acordar para mamar. Então acredito que esta seja uma das razões dele acordar tanto a noite: quer mamar. E como a mamãe não dá, ele resmunga. Mas acaba dormindo quando eu coloco a chupetinha.

Porém, duas noites ele resolveu acordar na madrugada e não quis dormir mais. Queria ficar acordado, brincando! Eu estou estraçalhada! Ontem me senti até mal de tanto cansaço. Durante o dia ele descansa sonecas até que boas (1h, 1h15 no máximo). Mas queria que ele tirasse uma soneca no fim da tarde antes do jantar, pois ele fica muito estressado até a hora de dormir. Vou tentando, afinal tudo que fazemos é assim: no teste!

E acabamos colocando a culpa em qualquer coisa: no dente, na agitação, na vacina, no Salto do Desenvolvimento, nas descobertas ... enfim, na verdade deve ser um misto de tudo isso!

Sei que não está fácil. Fico angustiada, pois às vezes me falta paciência e não quero ser rude com ele, afinal é apenas um bebê descobrindo o mundo e como viver nele. Tenho lido o livro da Encantadora, feito anotações, mas acreditem: é MUITO difícil ser tão rígida, principalmente pois não comecei desde que ele nasceu. Mas vou tentando!! A rotina do dia está boa. Prezo horários, sequências de atividades e isso ajuda bastante.

Como vocês tem passado? Alguma de vocês na mesma situação?
Alguém poderia me dar dicas?

De resto estamos bem!
O Felipe foi na pediatra ontem e está ÓTIMO! Engordou menos do que cresceu, mas ela explicou que agora isso iria começar a acontecer, pois ele gasta mais energia.

Ah! E tem mais um dentinho de baixo despontando. É o terceiro ... talvez isso esteja ajudando nessa bagunça toda!
Por hora é só!!
Volto assim que conseguir!! rs

Bjossss

13 comentários:

  1. A Anna tá com este hábito horroroso de acordar a noite mas é por causa do pai dela..ele fica toda hora arrumando ela no berço, ela acorda e ele pega ela no colo..aí toda noite ela faz isto. Eu estou começando a deixar ela no berço e só pego se ela começa a chorar. O pior de tudo não está em tirar o hábito dela e sim, tirar o hábito do pai dela, tenho que brigar pra ele não levantar e ir lá pegar ela!
    sorte para nós!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju, acho que estamos vivendo perrengue parecido. Não se culpe não, é só uma fase mesmo e vai passar.

    Vou fazer um post descrevendo a rotina de sono dele com detalhes (a de antes, a de hoje e a que eu sonho, rá), venho aqui te avisar quando postar.

    O Rafael nunca dormiu das 24h às 6 direto, e tbém desencanei achando que característica dele.

    Eu gosto da EB, mas com reservas, nem tudo que está escrito no livro sou capaz de aplicar e o Rafael está disposto a seguir, então vou seguindo minha intuição e fazendo por tentativa e erro mesmo, não tem jeito, tbém não comecei usando-a desde o início e acho que isso faz a diferença.

    Só pra adiantar, talvez te ajude, ela escreve que se o bb apresenta dificuldade para dormir devemos antecipar o horário do ritual, ontem pela primeira vez segui isso e só não foi perfeito porque ele está com uma tosse horrível e acordou as 2h por causa dela, então tentarei o mesmo, adiantar o ritual em 30 min (igual ontem) e ver no que dá.

    Vamos nos falando. Estou na torcida e mandando energia positiva para Deus te dar paciência, bastante. (para nós! hehehe)

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Juliana,

    sou leitora do seu blog e adoro! Meu nome é carla, mamae do Lucas.

    Sobre a questão da noite, minha sugestão é vc dar de mamar a ele de madrugada. Se ele tem acordado repetidas vezes, pode ser fome (pico de crescimento?). Tente dar a mamada e ver se ele dorme mais. No dia seguinte, aumente as mamadas do dia para ver se ele aguenta passar a noite.

    Espero ter ajudado!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Olá, sou mamãe do Miguel, de um mês. Encontrei seu blog e estou seguindo. O Miguel tbm tem refluxo e sofremos muito com isso! Passa lá no meu blog vc também!
    Beijos!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Ai ai é cansativo né?
    Eu estou tentando fazer a Olívia aprender a dormir sozinha desde o terceiro mes de vida! Uso o método pu/pd da encantadora e não é fácil! O negócio é insistir mesmo! Essa semana passada a Olívia começou a dormir sozinha no berço.
    Dou banho, dou de mamar, dou a chupeta e coloco ela acordada no berço e ela dorme! Claro que tem dia ou outro que tenho que fazer pu/pd, mas o importante é que faz uma semana que ela está dormindo sozinha!
    O ruim é que ela só tira 2 sonecas de 30 minutos durante o dia, mas isso eu já vi que não tem conserto! Qdo ela dorme mais que isso (ontem por exemplo), atrapalha o sono da noite dela.
    Não desista que uma hora vc consegue!

    ResponderExcluir
  6. Amiga, a Anna tbm tem períodos de agitação a noite... Eu acredito que seja o tal chamado pico de crescimento, pq tem noites que dorme super bem e dai do nada numa noite ela surta!
    Fico quase louca tbm... Paciência é o que devemos ter.. e forças para encontra-la pq não é fácil não..
    Tente fazer chá de camomila a noite antes dele dormir.. pode acalmar.
    Beijos e fiquem bem

    ResponderExcluir
  7. Olá, Juliana...
    Vi seu post e me vi nele...
    O Gabriel sempre foi de acordar de 3 em 3 horas para mamar, desde pequeno. Com 5 meses passou a acordar de 2 em 2 e até que de hora em hora ele reclamava, chorava e só parava quando colocava no peito.
    Eu já não aguentava mais, chorava durante o dia por estar cansada e durante a noite por não conseguir dormir.
    Foi aí que comecei com o pega, acalma e coloca de novo.
    Algumas vezes, sob orientação do pediatra, deixei ele chorar por algum tempo, para perceber que durante a noite não tinha tete. Tentei também a chuquinha com água. É quase o mesmo processo, ele chora, vc dá a água, ele percebe e chora mais, e vc dá a´água de novo, até ele entender que não tem mais tete a noite.
    Isso foi duro, difícil demais, pois eu estava cansada e ele não parava de chorar... eu achava que ia pirar.
    Mas foi um processo longo, levou quase um mês inteiro, e hoje posso dizer que o Gabriel está bem melhor. Tirando os dias que a gengiva dele está rasgando por causa do dente, ele dorme das 22h até as 5h da manhã.
    Espero que o Felipe melhore....
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Juliana!
    Sempre leio seu blog, mas nunca comentei...
    Eu tenho uma filhinha de 3 meses e fiz como a Carlinha descreveu acima, aumentei as mamadas durante o dia e isso ajudou a Sara a dormir mais a noite.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Ju, Gabriel depois que fez 5 meses começou a acordar a noite resmungando tbm, eu colocava a chupeta e ele dormia novamente, dava meia hora ele acordava novamente resmungando! Eu morta de canseira resolvi dar a mamadeira nas madrugadas, então ficou assim...última mamada é às 21:20...ai ele resmunga por voltas das 2:20 da madrugada e eu dou a chupeta, se ele acordar novamente resmungando, vou lá e faço a mamadeira..é tiro e queda, ai ele dorme até umas 8:30 da manhã!
    Acho que isso tudo é fase...Gabriel dormia bem no começo, agora ta dando um pouco de trabalho...complicado essa rotina neh?! Sei que não é legal dar mamadeira a noite, mas eles são tão pequeninos e devem sentir muita fome, adoro quando Gabriel acaba de mamar na madrugada e da um suspiro no final. É como se ele estivesse dizendo: "Obrigado mamãe"
    Bjos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  10. oie Ju....
    Esse hábito eh fogo neh ...mas logo logo ele se adapta de novo ....
    Aqui a Ju dorme a noite toda , mas dorme tarde lah pelas 22:00 ai so acorda no outro dia lah pelas 8:00 da manhã , mas se dormir antes disso fica resmungando tmb durante a madrugada....

    ResponderExcluir
  11. Ola Ju,cortar a última mamada é fogo, aqui foi espontaneo, Bryan mesmo deixou de acordar de um dia pro outro, eu ficava preocupada se ele estava com foem e o acordava e ele nem tchum pra mamadeira.Agora ele vai direto (desde o 6° mes) pois com o almoço, jantinha e a mamada dos sonhos ele fica cheinho, só mama no dia seguinte!!

    Mas acho que pra eliminar esse hábito só o acalmando no colo, e com a chupeta, depois ele mesmo vai parar de acordar e vai passar a dormir direto sem mamar!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju,
    O Enzo também está passando por isso, e olha que ele dormia muito bem a noite...desde o final do ano a coisa desandou, mas estou botando a culpa na ansiedade de separação...pois ele começou a engatinhar, sentar sozinho e colocamos ele no berço, ele se vira e acha que é hora de engatinhar, mesmo cansadíssimo e morrendo de sono, e aí chora se não tiver ninguém por perto...também chora qdo viro as costas (detalhe) sem sair do ambiente...só virar de costas já é motivo e por aí vai....
    em breve tb farei um post sobre isso.
    Beijim

    ResponderExcluir
  13. oi Ju,
    Passei o mesmo com o Guilherminho e como vc ficava arrasada. Sempre a culpa caia pra cima de mim. Eu que não estava alimentando direito ou era eu q não estava seguindo a rotina, ou q eu não fazia direito a rotina do sono, ou então falava q bb q é amamentado no peito é assim mesmo e monte de teorias q as pessoas arrumavam.Até q um dia reclamei com o pediatra ele me garantiu q o Guilherme já era pra estar dormindo. Tentamos chá de erva-doce, camomila e nada. Dei LA no final da tarde e nada até q o médico receitou um remedinho. eu chorei, não quis dar e bla,bla... até q aceitei q meu flho precisava passar por isso. Há 15 dias ele tem tomado. Poucas gotinhas, ainda não dorme a noite toda, mas já faz de 20h às 03h e dps até às 06h. Pra quem acordava a noite toda já é um avanço.
    Assim q eu puder vou colocar no blog contando minha experiência. Mas quis te adiantar o q aconteceu comigo pq me vi na sua situação.

    Beijos e tudo de bom

    ResponderExcluir

Adoramos seus comentários!!
Obrigada por passar por aqui! :o)