04 março, 2010

Do começo até aqui

Eu adoro viajar pelos blogs das minhas companheiras de gravidez! rs
E ontem, passeando pelo blog da Camila, vi um resumo que ela fez desde o começo até agora. Achei tão interessante, que resolvi fazer um para mim.

Sintomas.
Havia parado de tomar o anticoncepcional há dois meses e ainda estava me habituando com a rotina sem ele. Queríamos um bebê, mas achávamos que iria demorar um pouco. Naquele mês, senti dores de cabeça horríveis e minha amigona Flávia disse-me que poderia ser um sintoma da gravidez. Eu achei besteira ... Minha menstruação atrasou uma semana, mas achei que poderia estar desregulada. Sentia cólica e dores nos seios como se fosse menstruar, mas ela não vinha! rs

O beta HCG e o teste de farmácia. Depois deste atraso de uma semana, resolvi comprar um teste de farmácia, pois estava super curiosa. Comprei, cheguei em casa e o João achou melhor eu fazer de manhã, com a primeira urina, para não ter erro. Fui dormir, super ansiosa e de manhã fiz o teste. Resultado = POSITIVíSSIMO! rs Acordei ele pra mostrar ... e foi uma felicidade só. No mesmo dia, de tarde fiz o Beta HCG para confirmar. E mais uma vez, a verdade estava lá! Ficamos num misto de felicidade e incredulidade, pois a ficha não caía.

Contar para a família e amigos. A idéia inicial era fazer uma surpresa, um almoço para a família, onde contaríamos a novidade. Mas devido a um contratempo, resolvemos contar logo, pelo telefone mesmo!! rs Todos ficaram surpresos e contentes!! As reações foram adversas: teve choro, teve risadas, teve gritos, teve dúvida! Foi muito legal!!

Medo de ter algo errado ou acontecer alguma coisa. Acho que toda grávida tem. Eu também tive. Já ouviu falar que a ignorância é uma benção? Pois é ... começo a concordar com tudo isso. Antigamente as mães não tinham USG, não tinham internet e passavam a gravidez vivendo cada etapa bem. Hoje, quanto mais temos informações, mais encucada ficamos. Eu até parei de visitar fóruns de gravidez, pois via tanta coisa ruim que achei melhor ficar só com o blog e dividindo informações com minhas amigas, minha mãe e lóoooogico, minha GO.

O que eu fiz.
Logo que descobri que estava grávida parei de andar de moto com o maridão. Comecei a tomar ácido fólico no mesmo dia, por orientação de amigos médicos até eu conseguir marcar minha consulta com a GO. Parei de comer besteiras e evitei fazer algumas coisas como correr, dançar como doida, pegar peso etc. Coisas básicas, mas que acho normal pelo cuidado no início da gravidez.

Sangramentos. Graças a Deus e a minha querida Virgem Maria, não tive nada disso na gravidez! Corre tudo bem até aqui!! E isso só me faz ver como é bom ... estou super saudável, bem fisicamente e mentalmente e o Felipe também.

GO. Eu sempre vou a ginecologista, faço meus exames preventivos pelo menos uma vez por ano e mantive a mesma médica, que fui por indicação de uma amiga. Como ela é obstetra, conitnuei me consultando com ela. No início achei ela um pouco seca, distante, mas após as primeiras consultas vi nela uma mulher muito inteligente, experiente e confio plenamente nela.

Movimentos do bebê. Nossa, sempre ficava imaginando como seria sentir o bebê mexer. Pensava: será que vai doer? Quando será que vou sentir? Bom ... senti mesmo, pra valer com umas 20 semanas ... antes disso era coisinha bem leve e só sentia de vez em quando. Agora com 23 semanas, o Felipe parece um doidão lá dentro. Deve dar muitas cambalhotas, chutes e pontapés!! Adoro sentí-lo ... sei que é uma sensação única!

Tem alguma dúvida? Vá ao pronto-socorro! Esse foi o melhor conselho que minha médica me deu! Não fique sofrendo com medo, incertezas e afins, corra pro pronto socorro da maternidade!

Alimentação. passei a me controlar na alimentação, comer coisinhas mais saudáveis, mais frutas e legumes. Mas não pirei! Como meus docinhos quando tenho vontade sim, afinal ninguém é de ferro. Mas me cuido pelo bebê e também por mim. Não quero engordar muito, para não sofrer depois. Mas uma coisa que sinto muita falta é meu querido SUSHI. Nossa!!! Falei pro João que ele vai ter que comprar, depois que o Felipe nascer, uma barca só pra mim! rs

Crescimento da Barriga. A minha barriga começou a aparecer mesmo com umas 10 semanas. Antes disso, minhas calças já ficavam apertadas, mas não parecia que eu estava grávida. Depois foi aparecendo timidamente ... com umas 15 semanas a minha barriga deu um salto! Aí não parou mais!! rs

Peso. Como antes de engravidar já estava acima do pesao (uns quilinhos) acho que estou um pouco gordinha. Mas no total engordei o normal, diz minha médica. No total 5,5kg até a última consulta. Luto para manter a média de 1 a 1,5kg por mês ... vamos ver se consigo!

Estrias. Dizem que não tem jeito. Se tiver de aparecer, elas vão aparecer. Isso antes me encomodava muito, tinha medo. Hoje não fico tão apreensiva assim não ... estou me cuidando. Passo óleo, creme, bebo bastante líquido. Mas não ligo! Tudo pelo bem do Felipe!!

Roupas. Como disse, desde o começo minhas calças (que tem cintura baixa) já me encomodavam. Portanto tratei de comprar umas calças pantalonas mais confortáveis para trabalhar. Blusas comprei pouquíssimas, pois a maioria das minhas são mais soltinhas, então usava as mesmas. Minha mãe me deu bastante coisa e só comprei no fim do ano: uma calça jeans, uma bermuda jeans e um vestido. Terei que comprar mais alguma coisa mais para frente, mas vou esperar a barriga ficar maior.

Cansaço. O cansaço do primeiro trimestre passou. Graças a Deus, pois tinha dia que até chorava tamanha era minha indisposição. Agora estou ótima!! Me sinto como se não estivesse grávida ... tenho um pouco de sono, mas nada de absurdo! estou numa fase ótima!

Sexo do bebê.
No USG que fizemos com 13 semanas já tínhamos um palpite, mas esperamos as 18 semanas para a certeza. E lá estava ele, com as pernas todas abertas mostrando seus "documentos". Nosso menino, Felipe, está chegando!

1º ultrasom. Fizemos quando eu estava com 7 semanas e 5 dias. Foi muita emoção, ver aquele "feijãozinho" com o coraçãozinho batendo! Chorei ...

Idade gestacional. Minha DPP é dia 26/06/2010 pela data da minha última menstruação. Porém, devido ao tamanho do Fe, que está grandinho isso mudou um pouco para uma semana antes (19/06/2010). Acredito que adiante um pouco disso ... ele vai nascer em plena copa do mundo!! rs

Chá de bebê.
Estamos nos preparativos. Eu gosto destas coisas ... gosto de bagunça, de brincar. Acho que será legal ... e é importante para marcar essa fase tão bonita!! Além dos presentinhos super úteis que ganhamos e do carinho das pessoas queridas.

Quarto. Essa é a parte mais divertida do 2º trimestre! Tínhamos algumas idéias na cabeça e quando soubemos o sexo corremos para colocá-las em prática. Como somos fãs de rock e dos Beatles o João teve a idéia de fazermos o quarto do Yellow Submarine. Pesquisamos bastante e montamos a idéia na nossa mente. Aí fomos fazendo as coisinhas do jeito que achamos que ficaria legal! Ele ainda não está pronto, mas está quase! Vai ficar lindo e original!!

Roupinhas. O Felipe tem bastante coisa, primeiro porque ele ganhou muita coisa mas também não resisto e sempre compro coisinhas para ele. Mas quero comprar mais, principalmente bodies de bandas de rock e um macacão do Brasil! rs

Enxoval no geral.
Eu sou prática, então meu filho não vai ter um monte de coisas inúteis. O grande montante de coisas eu já comprei. Muitas irei pedir no chá de bebê e as demais irei completar na feira do bebê.

Remédios. Só tomo a vitamina recomendada pela minha médica e nada mais. Quando tenho dor de cabeça ou me sinto um pouco mal, fico quietinha e espero passar. rs

Sono. No começo parecia que tinha sido picada pela mosca tsé-tsé. Dormia em pé, se deixasse. Mas agora está tranquilo!! Tenho sono á noite ... normal! Mas durante o dia até que estou bem!

Opiniões.
Todo mundo tem, todo mundo acha que você quer ouvir. Eu ouço. Mas tenho minhas opiniões formadas em relação a tudo e gosto que me respeitem. Sou a mãe e farei as coisas do meu jeito ... quando achar que alguma das opiniões irão me ajudar colocarei em prática, caso contrário só vou ouvir.

Informação. Nunca é demais, não tenho exagerado. Quero comprar algum livro sobre o bebê (A Encantadora de Bebês), mas só. Acho que nosso instinto vale muito também.

Amamentação. Farei de tudo para amamentar meu filho pelo menos os 6 meses necessários. Acho muito importante e pretendo doar leite, caso sobre para o Banco de Leite.

Humor. Olha, para quem sofria de TPM posso dizer que na gravidez as coisas pioram muitooooooooo. Os maridos sofrem muito com isso, mas infelizmente não depende de nós. Mudamos do riso ao choro em questão de segundos e a ira de vez em quando nos assombra também. Paciência é luxo nesta fase, para nós. Mas, para nossos maridos é essencial para nos aturar! rs

Sonhos Bizarros. Sem comentários para este ítem. rsrsrsrsrs

10 comentários:

  1. hehehehe..sabe que eu tb tenho sonhos bizarros..será que é alguma coisa de gravidez?
    Tantas coisas que mudam na nossa vida nesta época né?! mas é o que eu sempre digo, vale a pena..se não valesse teríamos pensado duas vezes antes de engravidar!!!
    bjs!

    ResponderExcluir
  2. Ai gostei da idéia tbm vou fazer um resuminho desses..hehe!

    Bjo!

    ResponderExcluir
  3. Menina, achei q só eu q tinha sonhos bizarros, kakaka, as vezes ficava louca pra contar, mas como nunca vi ngm falando, achei q eu tava meio louquinha, rsrs.

    Adorei a idéia da retrospectiva, rsrs, posso pegar a idéia??
    qqr dia eu faço a minha, tem tanta coisa pra escrever, rsrs

    Beijos pra vc e pro Felipe

    ResponderExcluir
  4. Oi Amada.

    Estou chegando no mundo dos blogs, quero dizer que estou amando te acompanhar.rsrsrsrsrs
    Quando puder de uma passadinho no meu.

    Adorei essa ideia acho que vou fazer um resuminho também.

    Bjs

    Se cuida heim.

    ResponderExcluir
  5. Oi linda.

    Estou passando para dizer que adorei o seu blog e irei te acompanhar.
    Adorei o resumo vou fazer um também no meu, quando vc puder e tiver um tempinho nos visite também.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Juliana,
    Visitei seu blog e simplesmente amei o post...
    Felicidades!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá querida!!
    Está otimo o seu resumo, acho que vou fazer um tbm, posso?!
    Passando para retribuir o seu carinho lá no meu bloguinho!!
    estou te seguindo!
    bjo

    ResponderExcluir
  8. Muito legal ficar sabendo como tudo começou!hehe

    ResponderExcluir
  9. Que legal o post, pena que não tenho paciência pra fazer..rs

    Um beijo nos dois!

    ResponderExcluir
  10. Ola
    Vi que vc passa com a Dra Maria Fernanda de Lucca. O que acha dela?
    Grata
    Meu e-mail é danidematos@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Adoramos seus comentários!!
Obrigada por passar por aqui! :o)