09 abril, 2011

O ritual do sono

Desde que o Felipe nasceu temos nosso ritual do sono. No início, não dávamos banho a noite (nos primeiros dois meses) pois fazia muito frio por aqui nesta época. Mas assim que esquentou um pouquinho mais, passamos a dar o banho antes de dormir. E assim fazemos até hoje.

Este ritual do sono é muito importante, pois além do bebê ficar mais calminho, ele sabe o que vem depois e isso ajuda ele entender que dormir é algo natural e tranquilo. Muitos pesquisadores defendem o Ritual do Sono como algo importante para o bebê, além é claro, de respeitar horários e a rotina diária.

Nos primeiros dois meses de vida do Felipe não tínhamos uma ritual do sono propriamente dito, pois como citei fazia muito frio e raramente dávamos banho a noite. E como ele acordava muito para mamar, não dormia a noite inteira. Aos poucos foi dormindo mais a noite e como o tempo ficou mais quente, passei a dar os banhos no início da noite, antes dele dormir.

Felipe sempre dormiu cedo, então começamos o ritual do sono por volta das 19h. E hoje este horário passou para as 20h.

Nosso ritual consiste em:
- Jantar por volta das 18h30, com direito a brincadeiras com o papai, sobremesa e suquinho ou água. Isso acaba lá pelas 19h30.
- Deixo o bebê com o papai e vou separar as coisinhas para o banho.
- Pego a fralda, pijaminha, meia, talco, pomadas, Ad-Til, cotonetes e Salsep.
- Encho a banheira com água bem quentinha e coloco sabonete líquido para fazer uma espuminha bem gostosa. Coloco os brinquedinhos para ele curtir o banho. E lá vamos nós!
- Após o banho, troco ele em cima da minha cama, apenas com o abajour aceso.
- Depois de trocado, dou água para ele, doua chupeta e o paninho. Apago a luz e deito com ele em minha cama. Rezamos o Santo Anjo e algumas outras orações e pronto! Bebê dorme feliz e relaxado.

Confesso que esse momento é tão gostoso que às vezes eu cochilo junto!

Bom, essa foi uma dica que achei interessante.
Bjos e bom domingo!!!

4 comentários:

  1. Jú, aqui em casa funciona mais ou menos assim com a Sara tb. Dou janta por volta das 19h espero 1 hora, deixo a Sara com o papai e separo tudo para o banho, dou banho bem quentinho, depois troco ela com abarjour aceso, dou mama e ela dorme. A rotina ajuda muito mesmo, pq o bebe ja sabe o que esperar, e aqui em casa tb da certo.
    Felipe tá lindo, e ficou uma figurinha de óculos hehe
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Lindos como sempre!!!
    Amo vocês!
    Deus abençoe muuuuuuuito os meus queridinhos.
    Mamis

    ResponderExcluir
  3. Juliana, amei a dica, pois eu pelejo com minha bebe e nada de durmir, vou seguir a dica de dar um banho antes de coloca para durmir quem sabe ela relaxa...pois ela é mt espuleta.
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Só tenho três coisas a dizer:
    LINDO!
    LINDO!
    LINDO!

    ResponderExcluir

Adoramos seus comentários!!
Obrigada por passar por aqui! :o)