15 agosto, 2011

Carta de um bebê para a mamãe (sobre o sono!)

É, FAÇO PARTE DA ESTATÍSTICA DOS BEBÊS QUE, MESMO COM MEU TEMPO DE VIDA, AINDA NÃO DORMEM A NOITE TODA.

PACIÊNCIA, MAMÃE, E VÊ SE ESQUECE AQUELA IDÉIA DE MURICALM(REMÉDIO PARA DORMIR). JÁ VOU AVISAR QUE NÃO VAI ADIANTAR FICAR ME DROGANDO E PODEMOS COMPLICAR AINDA MAIS AS COISAS.

ACORDO PORQUE AO MOVIMENTAR-ME NA CAMA TOMO CONSCIÊNCIA DE MEU CORPO E PERCEBO QUE ESTOU SÓ. NO QUARTO, AQUELA LUZINHA MINGUADINHA FAZ AS SOMBRAS PARECEREM ASSUSTADORAS. O SILÊNCIO DA NOITE ME CONSOME, NÃO FAÇO A MENOR IDÉIA DE ONDE ESTÃO AS PESSOAS E A LUZ DO SOL E ENTÃO BOTO A BOCA NO TROMBONE E VOCÊ VEM.

QUANDO VOCÊ CHEGA SONADA E CALMA, ME ABRAÇA DEVAGARINHO, DURMO NUM INSTANTE E VOCÊ VOLTA PARA SUA CAMA, MAS QUANDO VOCÊ VEM TENSA, COM VONTADE DE NÃO VIR, PENSANDO EM MAMADEIRAS E TRANQUILIZANTES, SOLUÇÕES MÁGICAS E URGENTES, PARA EU LITERALMENTE LARGAR DO SEU PÉ NAS MADRUGADAS, AÍ A COISA ENROLA.

EU SINTO VOCÊ! NÃO SOU LÁ GRANDE PENSADOR, EMBORA JÁ TENHA UM RACIOCÍNIO RAZOÁVEL, MAS PERCEBO VOCÊ COMO NINGUÉM. LEIO A EXPRESSÃO DO SEU ROSTO, SEI DIREITINHO QUANDO SEUS OLHOS TEIMAM EM NÃO ME FITAR E AÍ ENTRO EM DESESPERO. VOCÊ FICA PARECENDO UMA MAMÃE MONSTRA E NÃO A MINHA AMADA MÃE.

DIANTE DESSE QUADRO, REAJO IMEDIATAMENTE E SOU CAPAZ DE TRANSFORMAR UM DESPERTAR BÁSICO NA MADRUGADA, NUM BAILÃO DO ZÉ BOLÃO.

SOSSEGA, MÃE, EU VOU DORMIR, VOU SURPREENDÊ-LA. MAS PARA ISSO PRECISO DE UM POUCO DE ESPAÇO PARA ESSE MEU TEMPO INTERNO. NÃO ESTOU DOENTE, SOU UM BEBÊ FELIZ! QUE COME BEM, SE DESENVOLVE BEM, TENHO UM BOM PESO, BOM TAMANHO, SÓ NÃO PROCESSEI AINDA ESSA HISTÓRIA DE FICAR SOZINHO DORMINDO A NOITE INTEIRA. MAS CHEGO LÁ.

LOGO EU VOU COMEÇAR A ANDAR, GASTAR MAIS ENERGIA, FICAR MAIS CANSADO E ENTÃO UMA BELA NOITE VOU ADORMECER E SÓ ACORDAR DE MANHÃ. VOCÊ VERÁ QUE NEM CHORAR MAIS EU VOU, PROVAVELMENTE SENTAREI NA CAMA PARA BRINCAR, PASSAREI A CHAMÁ-LA EM VEZ DE CHORAR E GARANTO; MUITOS ANOS PASSARÃO EM SUA VIDA E VOCÊ SENTIRÁ SAUDADE DOS MEUS TEMPOS DE BEBÊ, DIRÁ PARA OUTRAS MÃES QUE ESSAS MADRUGADAS – QUANDO NÃO SE SABEM SE ESTÃO INDO OU VINDO DOS QUARTOS DE SEUS BEBÊS -, SÃO NOITES MÁGICAS DE APRENDIZADO, SUPERAÇÃO, VÍNCULOS QUE MUDAM DE FORMATO. NADA É PARA SEMPRE, MAMÃE, TUDO PASSA, TUDO MUDA DIA APÓS DIA, NOITE APÓS NOITE.

Filhote: Te amo!!!!

5 comentários:

  1. Lindo. Adorei. As vezes a gente fica sem paciência e é bom ler coisas assim pra gente parar, respirar e continuar. Apesar de ser um pouco cansativo, não reclamo de amamentar de madrugada. Tem sido tão bom, adoro ficar sozinha com ela no escuro, fazendo carinho e aconchegando... Passa tão rápido que quero aproveitar cada minuto. (:
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ai que lindo!! Adorei!! Por aqui também é assim ainda!! Beijoss

    ResponderExcluir
  3. Achei ótimo, tive um bebê que não dormia mesmo, é só ter paciência que um dia eles aprendem, um beijo

    ResponderExcluir
  4. O pai da Alice costuma dizer que o tempo é nosso aliado, que tudo vai passar, e temos que curtir até esses momentos, adorei o texto,
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Viu, Ju?
    Como eu disse no post anterior: relaxa, uma hora isso acerta!
    Cada criança é de um jeito. Meu primeiro filho quando nasceu, dormia praticamente a noite toda. Depois de um tempinho dormia a noite toda. Já o segundo filho, quando nasceu, acordava algumas vezes a noite e quando saía da rotina, ficava resfriadinho ou outra coisa qualquer acordava mais vezes ainda. Foi assim até uns 6 anos, mais ou menos.
    Queria eu ter tido essas informações acima na minha época de filho pequeno. E confesso que perdia a paciência muitas vezes. Se pudesse voltaria no tempo e faria algumas coisas diferentes, mas não posso.
    Já quem está passando por isso agora, respire fundo e conte até uma quantidade que possa voltar a ficar calma....vale a pena!!! Isso realmente passa!!!!
    É isso aí Ju! "Continue a nadar, continue a nadar...." Rsrsrsrs
    beijão, tia.

    ResponderExcluir

Adoramos seus comentários!!
Obrigada por passar por aqui! :o)