22 abril, 2010

Maternidade: qual escolher?

Hoje visitamos duas maternidades das quais minha nova GO atende: Pro Matre e Santa Catarina. Estava ansiosa pois é um momento especial e ainda não havíamos decidido. Como muitos sabem, não sou de São Paulo. Moro aqui desde 2007, quando me casei. Nasci e vivi minha vida inteira em Santos-SP e não conhecia nada aqui em Sampa ... fui descobrindo as coisas aos poucos, através de amigos, indicações e sorte mesmo (rs).

Com relação aos hospitais, não tinha referências até que minha mãe (há uns 6 anos atrás) precisou fazer uma cirurgia da tireóide e fez aqui em São Paulo. Ela operou no Hospital Santa Catarina e fez todo o tratamento pós operatório no Sírio Libanês. Achei os dois hospitais excelentes ... com relação à maternidade, não conhecia nenhuma. Até que fui visitar uma amiga na Pro Matre. Resultado: havia duas opções na minha cabeça.

No início da minha gravidez tive um probleminha básico com meu plano de saúde, pois ele era o mais simples (enfermaria). Nem o Pro Matre e nem o Santa Catarina atendiam meu plano. Fiquei super triste, mas tinha esperança de poder mudar, assim que abrisse a "janela" para troca. E ... minha GO atendia apenas no Santa Joana e Pro Matre.

Após uma reviravolta, meu plano mudou, tive que mudar também de GO (vocês lembram né?!). Esta nova GO atende tanto no Pro Matre como no Santa Catarina, e mais: o meu plano novo é aceito em ambos. Fiquei muito contente, pois apesar de ter que trocar de GO, fui agraciada com a oportunidade de poder escolher onde terei o Felipe! E foi justamente isso que eu e o JP fomos fazer hoje!!

Primeira visita foi na Maternidade Pro Matre. Vamos para as considerações:

- Atendimento nota 10! Chegamos no horário. Nos identificamos na recepção, pegamos o crachá e encaminhados a uma sala onde foi feita uma breve apresentação de um vídeo explicativo. A atendente passou todos os dados sobre o hospital, estadia, apartamentos, procedimentos, tirou todas as nossas dúvidas, sempre muito educada e cordial.

- Após essa parte "teórica" fomos visitar a maternidade. Não preciso nem dizer que adorei, né?! Quem já visitou o Pro Matre sabe do que estou falando. Muito lindo!! De encher os olhos de qualquer mamãe ... rs Primeiro ela nos levou para o andar havia um quarto disponível para que pudéssemos ver como era. No mesmo andar havia o berçário que também pudemos conhecer. Reparei que "segurança" é um quesito levado muito a sério lá. Cada andar tem um segurança; nos elevadores não é permitido entrar quando um bebê está sendo transportado. Os corredores são amplos, claros, silenciosos. Muito lindo!

- O quarto que visitamos foi o Luxo, pois o Standard (o qual meu convênio cobre) não estava disponível, mas são poquíssimas diferenças. Clarinho, branco, tudo novinho. Banheiro amplo e confortável.

- Depois visitamos o andar onde ficam o centro cirúrgico e também o chamado "Espaço Vida", local onde os parentes e amigos podem ver o bebê logo que nasce, com a autorização dos pais. Muito bacana!

- Conclusões: Adoramos esta maternidade! Conseguimos tirar as dúvidas e gostamos bastante do atendimento e todos os outros pontos!

Fomos então visitar a nossa outra opção: Hospital Santa Catarina.

- Ao chegar lá havia muita gente na recepção, ampla. Ela é a recepção de todo o hospital. Tinha até um pianista tocando muito bem seu piano de calda ... rs Nos identificamos e fomos até o andar da maternidade (mesmo prédio do hospital).

- Chegamos e fomos recebidos numa salinha, onde a atendende nos passou um prospecto do hospital e explicou tudo sobre o hospital, maternidade, serviços cobrados a parte e benefícios diferenciados. Tirou nossas dúvidas e fomos conhecer o quarto e o berçário.

- Os quartos são todos iguais. São de um tamanho razoável. Não tão bonitos como do Pro Matre, mas também gostei. O berçário é grande e quando chegamos um papai estava dando o primeiro banho em seu filho ... fiquei super emocionada! Esse é um diferencial que mexeu muito comigo! Foi uma visita muito mais rápida, mas esclareceu tudo que precisávamos.

Conclusões:


- Localização: Ambos tem uma ótima localização (Av. Paulista) e isso conta muito pois nossos familiares estão todos em outras cidades ... rs

- Atendimento: Em ambos, fomos muito bem atendidos, mas gostei mais do atendimento do Pro Matre.

- Acomodações: Gostei mais do quarto do Pro Matre. Achei mais clean, tudo branquinho, clarinho. O Santa Catarina era mais antigo e com cores meio escuras ... não passou boa impressão.

- Berçário: Gostei mais do berçário do Pro Matre, por ter um em cada andar. No Santa Catarina o berçário fica em um andar só.

- Diferenciais:
Pro Matre - Os familiares podem ver o bebê nascendo (cesárea) no Espaço Vida.
Santa Catarina - O pai dá o primeiro banho no bebê e os familiares podem ver.

Alguns custos do Santa Catarina são inferiores aos do Pro Matre, mas acho que não muda a impressão que eu e o JP tivemos. O Pro Matre é mais tranquilo por ser só maternidade. É mais clean, enfim, fomos com a cara do hospital e isso é mutio importante. Na minha consulta, semana que vem, vou conversar com a minha médica e ver o que ela fala também.

Quem quiser visitar o site das duas, segue:

http://www.promatre.com.br/index.php

http://www.hsc.org.br/site/portal_hsc/pt/maternidade/home/home.aspx

9 comentários:

  1. Oi Ju
    Essa escolha é muito importante tanto para o bb qto para mamãe. Ambos devem ser bem tratados e a questão da segurança é fundamental.

    O hospital que escolhi, o bb fica o tempo todo com a mãe. Não vai para berçario. Sai junto com a mãe do parto e ambos vão para o quarto.
    Excessões se fazem necessário quando um dos dois precisam de algum tratamento especial.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Ju..minha cunhada teve bebê no pro matre e gostou muito!!!
    Esta foi a minha primeira opção logo que eu engravidei, mas depois que mudei de médico e o meu atual atende no S Luiz aqui perto de casa, fica mais cômodo pra gente...
    bjs!

    ResponderExcluir
  3. Aiii, só de ler eu já me apaixonei pelo Pro Matre!
    Eu queria tanto que o hospital onde vou ganhar o Vicente fosse só maternidade. Não é, mas é óoootimo tbm! Aí, nem faz tanta diferença!

    O meu problema é que a minha médica tem implicância com o hospital. Pq ela é plantonista no concorrente, pq ela conhece todo mundo lá e o pessoal é amigo dela... O consultório dela fica quase "do lado" desse concorrente aí.
    Mas e o que é que eu tenho a ver com isso né? ahhahaahah
    Já escolhi e não tem papo. Ela vai ter que ir lá, mesmo contra a vontade.

    Conversa com a tua médica, mas não esquece que quem decide mesmo é tu. Se eu fosse pela minha médica iria pra outro hospital e eu não quero nãaaaaaao!

    Beijo!!

    ResponderExcluir
  4. Que privilégio amiga...escolhe com carinho!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. essa barriga da lindonaaa!
    estamos esperando o moço!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Otimo conhecer a maternidade, acho q é um momento especial p nòs. Esses dias fui me informar do curso pre-parto no hospital onde ganho meu filho e as informaçoes, por acaso era no andar da maternidade, me deu uma emoçao estar ali. Tinha uma mae saindo com o bebe, e a avo, bem pequenininho, lindo, lindo.
    Que logo vc consiga se dcidir, pareceu lindo esse promatre.
    Um bjo

    ResponderExcluir
  7. o minha linda, brigadão pelos votos e pelo carinho, agora te sigo de mãe pra mãe to mt feliz sem explicaçãooo mesmooo
    bjusssssss

    sobre teu post nem voou olha os sites pois aqui não temos mt o que escolher, temos a graça de ter uma hospital novinho da unimed com 1 ano de uso pq senaum no outro era capaz de agente pegar tétano uixxxxx... interior é fogo.. bjusss

    ResponderExcluir
  8. Tia Ana Lúcia disse: Tô te curtindo por aqui....
    O livro já chegou? É bom?
    bjs S2

    ResponderExcluir
  9. OI TUDO BEM. MEU NOME E VALERIA ...
    EU DEI A LUZ DA MINHA FILHA MARIA EDUARDA, NO DIA 11 DE ABRIL, A POUCOS DIAS NA MATERNIDADE PRO MATRE... E SO TENHO BOAS REFERENCIAS DA PRO MATRE, LA E TUDO MUITO FUNCIONAL E LINDO...
    O TRATAMENTO E NOTA 1000, ADOREI FOI UM MOMENTO MAGICO...
    QUE DEUS ABENÇÕE O SEU PARTO, QUE CORRA TUDO BEM
    GRANDE ABRAÇO

    ResponderExcluir

Adoramos seus comentários!!
Obrigada por passar por aqui! :o)