27 janeiro, 2011

Quase 8: desmame e primeira gripe

Oi meninas!
Quanto tempo não aparecia ... é que tivemos por aqui muitos acontecimentos, dentre eles meu aniversário de 30 anos (Como estou ficando velhinha), feriado, visitas de tios, pais, primos.

Estamos bem, mas o Felipe esta noite não dormiu nada. Chorou, reclamou. Claro que o calor ajuda o sono ficar mais agitado, mas hoje de manhã reparei que ele está espirrando bastante, nariz escorrendo e com uma leve tosse. Enfim, meu bebê pegou a primeira gripe ou resfriado. Infelizmente isso iria acontecer, mais cedo ou mais tarde. Ele está bem enjoadinho ... hoje de manhã não quis tomar o leitinho. Vou tentar mais tarde, afinal agora ele está dormindo bem aqui do meu ladinho, no sofá.

Acho que esta gripe apareceu por diversos motivos, mas o principal deles é que ele está parando de mamar no peito. Desde que completou 7 meses ele tem procurado menos o meu peito e mama bem pouco. Eu até ofereço, mas ele mais brinca do que mama e isso tem feito minha produção de leite diminuir drasticamente. Confesso que isso tem mexido muito comigo. Pensei que este dia ia demorar a chegar, que ele iria mamar até mais de um ano (já que ele gostava tanto de mamar!). Mas acho que o desmame está acontecendo de forma natural, sem traumas (pelo menos pro Fe).
Ele já mama mamadeira há algum tempo e isso também deve ter ajudado. Eu estou bem mexida, sinto como se ele não dependesse mais SÓ de mim e parece que um laço está sendo desfeito. Não sei bem explicar o por que de tudo isso, mas já me peguei chorando por isso. Ao mesmo tempo, sei que isso é natural e que meu pequeno está crescendo, se desenvolvendo bem e o nosso laço está mais forte do que nunca!! Com este desmame natural, ele tem ingerido menos anticorpos e com isso fica mais propenso a pegar essas chatisses.

Ai, ai! Como o tempo está voando!
Quando menos esperamos, nossos filhos estão completando 1 ano ... e isso está mais próximo do que imagino.

Como estamos por aqui, com quase 8 meses:

- Comendo muito bem, papinhas, frutas e algumas coisinhas que eu sempre dou para ele experimentar.
- Tomando bastante água e chá, além de alguns sucos (com muito custo)
- Mamando de 3 a 4 mamadeiras por dia de LA (estou usando o Aptamil 2 - o que ele se adaptou melhor)
- Mamando muito pouco o LM
- Brincando sozinho por mais tempo, sentadinho
- Rola de um lado pro outro
- Aprendeu a fazer manha (simm!!)
- Se joga no colo de quem quer e ri bastante com brincadeira que fazemos
- Troca os objetos de mão com muita facilidade
- Fala o bebezês o dia todo
- Já o coloco sentado pela casa toda! rs
- Adora passear, seja de carrinho, sling, no colo ... serve qualquer passeio
- É super simpático e brinca com todos
- Já tem o terceiro dentinho nascendo e talvez um quarto (estou observando)
- Reconhece as pessoas e sorri, e choraminga quuando estranha alguém. Mas isso dura pouco, só até a pessoa fazer alguma gracinha ...
- Tem acordado bem pouco a noite
- Adora seus brinquedos!! Principalmente o Bala no Alvo, cavalinho do Wood do Toy Story.

Enfim, estamos aqui a mil por hora!
Prometo aparecer mais por aqui, com mais novidades ...
E vocês, como estão???

Bjossss

14 comentários:

  1. Gente, 8 meses chegando!!!
    Não fica assim Ju! Eu estou querendo desmamar a Nina com a introdução dos sólidos pq acho bem desgastante pra mim, fora que tbm percebi que ela está se desinteressando...
    É assim mesmo, como vc disse logo mais eles farão 1 aninho, depois 2...voa!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Juliana!
    É como vc falou, mais cedo ou mais tarde ele ficaria gripado! Lucas fica toda hora! Mas como o pediatra disse: está ganhando anticorpos! rsrsrs O bom é que cada vez mais, a gripe passa mais rápido e ele reage melhor! Por exemplo, ele não acorda mais chorando por causa da tosse :)

    Sobre comer, ele pode estar recusando pois está com o nariz entupido! Um pouco antes dele mamar, coloque o rinossoro no nariz dele para desentupir.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Ai amiga, a gente sofre horrores né?!
    A Anna tbm ta querendo me largar =/. Ta mamando LM muuuuito pouco antes de dormir e de madrugada ela só pega pra voltar pro soninho.... sofro.
    Mas é isso, fizemos o que pudemos, fomos até onde eles queriam... Infelizmente essa é uma decisão deles.
    Só fico preocupada pq ela só toma 1 ou as vezes 2 mamadeiras por dia... será que tem problema???
    E por aqui, tbm já tivemos nossa primeira gripe....
    Que bom que estão bem... Meu blog tbm ta desatualizado... mas fazer o que.. rs

    Beijos em vcs

    ResponderExcluir
  4. Oi Juliana!!!
    Parabéns pelo seu aniversário, esse ano eu tb entro nos trinta....rs!!!
    Como o Felipe está mocinho, hein!
    Imagino o que deve estar sentindo em relação ao desmame, nem sei como vai ser comigo tb, quando for a hora... ele vai completar 6 meses com LM exclusivo, e acho que quando começar com a frutinhas e papinhas já vou sentir um pouco...
    Boa semana pra vc!!!
    Melhora na gripinha dele...
    Beijinhosssssssssssss

    ResponderExcluir
  5. QUe bom q vc apareceu Ju!
    Esta fase deles é corrida mesmo, a Anna tá me dando um trabalho monstruoso!
    Sobre deixar de amamentar, pode ter certeza que ele já aproveitou o melhor que vc poderia dar pra ele e agora o organismo dele vai encontrar as defesas nas papinhas que vc faz com carinho pra ele!
    O resfriadinho passa logo..se ele toma cházinho, dá de hortelã, de poejo..ajuda bastante, a Anna tomou muito quando tinha crise de bronquiolite!
    bjs!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Juliana, eu entendo o que está sentindo, eu fiquei arrasada quando tive que parar a amamentação com 2 meses e meio, achava que esse era a única forma de criar vínculo, agora já vi que estava errada, aos 5 meses e meio a Alice me reconhece, pede meu colo, mas tb é um bebê independente, e mesmo sem a amamentação nunca teve um febrezinha, nem de reação às vacinas :)
    Fica tranquila que o Felipe é forte e te adora...
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju, eu tmb sofri muito quando Bryan desmamou, mas faz parte né,uma hora iria acontecer, e melhor que não seja traumático pra eles né!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Guilherminho tá ao contrário, mamando muito agora, e eu arrasada pq volto a trabalhar semana q vem e vou sentir falta. É como se ele tivesse aproveitando os últimos dias de mamada livre!rs
    Ele come e dps quer mamar, uma coisa!!!
    No fim dá tudo certo, né?? Espero!

    ResponderExcluir
  9. Oiii vim te conhecer...
    Meu bb está com 3 meses e estou louca pra ele crescer rsrsrs
    Mas vou aprender a curtir cada fase!
    Meu filho tb ja ficou gripadinho e dava tanto dozinha!!
    bj

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju,
    dá peninha mesmo de não dar mais tanto o seio como antes,mas eu concordo com a Carlinha (acima) qdo diz que talvez ele não consiga mamar muito, pois o narizinho está entupido...põe o que ela recomendou no nariz dele... é esse calor horroroso que deixa qualquer um vulnerável também...vai passar...
    Ele é um bebê muito simpático. Adorei conhecê-lo mais do que imaginava que iria adorar! Estou com saudades!!! Das caretinhas dele então.....ounnnnn
    beijão, tia

    ResponderExcluir
  11. Olá Juliana, acompanho seu blog desde que vc estava grávida, e curto muito os seus posts.melhoras para o pequeno!Tenho certeza que com todo seu amor e carinho ele ficará bom logo, logo.Qto a amamentar, imagino que deve ser bem dificil, mas pense no lado bom das coisas, se vc precisar se ausentar por mais tempo, pode deixar ele com alguem, e ele ficará bem. Sei que é dificil, mas tente pensar assim.Eu mamei até os 5 anos de idade, e minha fala até hoje (estou com 28), que não deseja isso pra mim, pq ela passou o maior perrengue. Pense nisso! Beijos, Tati Fernandes

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju! Que bo que apareceu!! Feliz 30!! é uma data super significativa naõ é! Gripe é chatinho mesmo, mas ude bem o soro e a bombinha para sugar o catarrinho que ele comerá melhor. Aqui tb o LM esta bem pouquinho.. so a noite ou de madrugada... são eles que decidem né! faz parte da vida! Tb vou sentir como vc principalmente pq esta é a ultima da fabrica. bjos

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju, quanta coisa. Primeiro parabéns pelo niver.

    Por aqui tbém estamos na correria e com resfriados que junto ao enorme calor que tem feito está me matando... afff...

    Quanto ao desmame também tive os mesmo sentimentos que o seu. São sentimentos dúbios né? Ruim porque ele não depende mais só de nós e há o medo quanto ao vínculo e bom porque estão se desenvolvendo e se tornando independente. Mas olha, calma que tudo isso passa e o vínculo continua se fortalecendo a cada dia, mãe é mãe.

    Sobre resfriado é uma só mesmo. Rafael depois do berçario nunca mais sarou, me preocupo muito... por aqui o ped só autoriza rinossoro, inalação só com soro e muita paciência, então é o que fazemos e tem dia que tá melhor outros não e vamo que vamo.

    Bjs pros dois.

    ResponderExcluir
  14. Olá !!
    Descobri teu blog e vi que teu filhinho nasceu um dia depois da minha filhota, praticamente a mesma idade.
    Eu tô sentindo o peso do desmame também. Minha filha ainda mama no peito. Só tomou mamadeira um dia, mas estou vendo que está chegando a hora.Ela não fica mais mamando tanto tempo e meu peito não fica mais tao cheio quando ela não mama. Pois é,nossos filhotes estão crescendo.

    Bjos

    ResponderExcluir

Adoramos seus comentários!!
Obrigada por passar por aqui! :o)