Graças a Deus eu não tive e nem estou tendo problemas para amamentar. Tenho bastante leite, o Felipe pegou perfeitamente desde a primeira vez e não tive nenhuma fissura ou rachadura. Não usei a concha antes e nem fiz nenhum tipo de preparação. Acho que posso me considerar uma sortuda. Mas achei esta matéria interessante para todas, tanto as que já estão amamentando, como as gravidinhas que ainda vão amamentar.
Aleitamento materno
A amamentação é uma relação envolvente e recíproca entre mãe e filho. Embora os reflexos envolvidos sejam naturais, amamentar não é um ato apenas instintivo trata-se de um processo de aprendizado como andar e falar, por isso requer prática e tempo para ser aprimorado.
O leite materno é o alimento ideal e a maneira natural de alimentar o bebê, apresentando muitas vantagens tanto para a mãe como para o bebê. O leite materno tem uma composição de nutrientes específica para acompanhar as necessidades da criança durante seu crescimento. O leite materno contém anticorpos da mãe que passam para o bebê, protegendo-o contra infeções. Além disso, combate à diarréia, a anemia e a desidratação.
Dicas
Sinais de uma boa pega da aréola:
·A boca da criança fica bem aberta.
·O queixo do bebê toca o seio da mãe.
·Os lábios (não só o inferior) do bebê fica virado para fora (como boquinha de peixe).
·O bebê suga, faz uma pausa e suga novamente (sucções lentas e profundas).
·A mãe pode ouvir o bebê engolindo.
Sinais de uma pega de aréola incorreta:
·O mamilo parece achatado quando sai da boca do bebê no final da mamada.
·A mãe sente dor nos mamilos durante e após as mamadas.
·As mamas da mãe podem ficar ingurgitadas.
Como saber quando seu bebê está satisfeito?
Quando o bebê:
·Solta o mamilo e afasta a cabeça
·Adormece
·Morde o mamilo
·Enruga os lábios ou sorri e desiste.
·Irrita-se ou chora
·Quando o mamilo é reintroduzido, fecha os lábios com força
Como previnir o dolorimento da mama?
·Lubrificar os mamilos com gotas do próprio leite.
·Evitar usar sabonete diretamente nos mamilos
·Deixar os mamilos expostos ao sol e ao ar para estimular a cicatrização de eventuais fissuras.
·Não limitar arbitrariamente a freqüência das mamadas.
Como prevenir o ingurgitamento?
·Manutenção de mãe e filho lado a lado (alojamento conjunto).
·Mamadas freqüentes.
·Esgotar um pouco a mama que esteja muito cheia antes de oferecê-la ao bebê. Isto favorecerá uma boa pega do mamilo e um adequado esvaziamento da mama.
·Oferecimento de ambas as mamas e ordenhamento do excesso de leite
·Massagem das mamas antes das mamadas, nos primeiros dias após o parto, ou quando necessário.
Como garantir a produção adequada de leite?
·Amamentar freqüentemente em esquema de livre demanda. A produção de leite é proporcional a demanda, ou seja, quanto mais a criança mama e o leite é retirado, mais leite a mãe produz.
·Amamentar o tempo necessário para que a criança obtenha o leite final mais concentrado em energia e proteína (aproximadamente 10-15 minutos de mamada em cada mama)
·Dar ao bebê exclusivamente o leite materno.
·Evitar chupetas e mamadeiras.
·Descansar e relaxar sempre que possível para refazer as energias (aproveitar o horário de sono do bebê).
·Cuidar da alimentação e tomar bastante líquido.
·Ter sempre em mente os benefícios da amamentação para a criança e para você também.
E quanto tempo deve durar as mamadas?
A duração das mamadas também é variável de acordo com o ritmo da criança. Algumas crianças sugam com mais vigor e terminam em aproximadamente dez minutos, enquanto outras são mais vagarosas e sugam mais pausadamente, prolongando a mamada por mais tempo. Contudo, a quantidade de leite não varia significativamente em função do tempo, pois se estima que nos primeiros três minutos a criança sugue cerca de 80% do volume total. Deve-se, portanto, permitir que ela estabeleça o seu ritmo próprio.
E de quanto em quanto tempo devo amamentar?
A criança deve sugar livre e freqüentemente o seio materno, sem horário fixo (livre-demanda), o que garantirá que receba o benefício máximo da amamentação, que é muito importante imunologicamente (para prevenção de doenças ), nutricionalmente (para o fornecimento de nutrientes ) e, ainda, para o desenvolvimento e a maturação da mucosa intestinal.
Eu devo oferecer uma mama cada mamada ou as duas em cada mamada?
É importante que a mãe deixe a criança esvaziar completamente o primeiro seio, sugar o quanto quiser no segundo e alterne a ordem de oferta na mamada seguinte, observando qual dos seios está mais cheia para oferecê-lo primeiro. Dessa forma, cada seio receberá a mesma quantidade de estímulos, serão esvaziadas periodicamente e ambos continuarão a produzir leite eficientemente.
E como fazer se eu tiver que interromper a mamada?
Quando a interrupção não se der de forma espontânea, a pressão exercida pela sucção deve ser rompida, colocando-se o dedo mínimo no canto da boca da criança, pressionando o maxilar da criança para baixo.
Elaborado por Polyana Alves Rodrigues, nutricionista do ambulatório de pediatria e da Clínica Cirúrgica do HUB, estagiária de pós-graduação pela UnB no projeto Ações maternas associadas ao estabelecimento da lactação (lactogênese II) com os orientadores: Dr.ª Teresa H.M. Da Costa e Dr. Maurício Gomes Pereira.
Muito legal esse texto, Obrigada por compartilhar!!
ResponderExcluirbeijim
Ju, eu já li e reli todas essas questões e mesmo assim dói... já reparei q Guilherminho as vezes não tem uma boa pega, meu bico sempre fica achatado, mas eu não sei como resolver. Ele sempre abre bem a boca, mas percebo q ele morde meu bico e suga com o bico preso. São raras as vezes q não dói. Na melhor das hipóteses, dói só na pega. :(
ResponderExcluirQue bom q vc tá conseguindo sem problemas, parabéns.
Beijnhos
Muito legal mesmo Ju!
ResponderExcluirNão sabia de mta coisa!
Jú, somos sortudas mesmo, a Nina só mama no peito e tá uma tourinha. E eu não fiz nada de nada também.
ResponderExcluirSe vc tem bastante leite, por que não doa também!
Vou fazer um post sobre isso, se quiser vê lá!
Muito bom... tanto o texto da amamentação, quanto dos picos de crescimento...
ResponderExcluirgostei
bjs