25 fevereiro, 2010

Vacina contra H1N1 - Tomar ou não tomar?



Ontem na minha consulta com a GO perguntei sobre a vacina da H1N1. Ela disse que não quer que eu tome, por enquanto. Ela disse que ainda não há pesquisa suficiente para saber os riscos que pode causar durante a gravidez. E é verdade! Na Europa muitas mulheres grávidas perderam os bebês depois de tomarem a vacina. Sinceramente, ainda tenho dúvidas, mas o jeito vai ser me cuidar: evitar lugares com aglomeração de pessoas, fazer uma boa higiene das mãos e se houver um surto ou mesmo alguns casos pedir um atestado para a GO e ficar em casa!

No Pará já estão aparecendo casos desta gripe, pois lá o clima está sendo favorável devido às chuvas constantes e o esfriamento do clima. Aqui, ao que parece ainda não estamos numa fase de risco, mas toda atenção é pouca!

Meu cunhado é farmacêutico e trabalha em um hospital e lá todos serão imunizados, inclusive as grávidas. Mas ele disse que há sim um risco, mas também existe o risco de contrairmos a doença. Acho legal seguir a orientação de nosso GO e qualuqer dúvida, conversemos com eles para ver o que seria melhor para nós. Ao que parece esta gripe virá ainda mais forte este ano, portanto TODO CUIDADO É POUCO. Temos que continuar a prevenção: lavar muito bem as mãos com água e sabão, sempre que sentirmos necessidade, usarmos nosso álcool gel, evitar de tossir ou respirar sem o lencinho na boca e, dentro do possível, evitar locais com muita aglomeração de pessoas.

Dicas simples para prevenir a doença:

São elas:

• Lave as mãos com frequência, principalmente antes das refeições. O ideal é usar água morna e sabonete. Esfregue os dois lados das mãos por ao menos 15 segundos e enxágue com bastante água. Quando não tiver acesso a água e sabão na hora, carregue com você um gel anti-séptico para as mãos à base de álcool, ou então lenços umedecidos.

• Evite colocar as mãos no nariz, olhos ou boca. Você pode até achar que suas mãos estão limpas, mas, se elas encostaram em uma maçaneta, xícara ou porta de geladeira ou banheiro que alguém contaminado tocou, o vírus pode ter sido passado para suas mãos e contaminá-la.

• Vírus e bactérias podem sobreviver por duas horas ou mais em superfícies como torneiras ou telefones. Por isso, lavar as mãos com frequência é uma medida que ajuda a evitar infecções de um modo geral.

• Não beije ou cumprimente com as mãos pessoas gripadas. Se não tiver jeito mesmo, lave bem as mãos logo depois.

• Abra todos os dias as janelas de casa e mantenha os ambientes bem arejados.

• Evite multidões e locais com concentração de pessoas, especialmente os fechados (isso vale para o transporte público, principalmente nas áreas mais afetadas). Se trabalhar em locais fechados, peça para que as janelas sejam abertas e procure ficar perto delas, no lugar mais ventilado do ambiente.

• Evite viajar para áreas sabidamente muito afetadas.

• Oriente as pessoas a não tossir ou espirrar cobrindo a boca com as mãos, porque elas ficam então cobertas de vírus, que pode ser facilmente espalhado. A recomendação é cobrir o nariz e a boca com papel higiênico ou lenço de papel ao espirrar ou tossir e depois jogá-los fora. Quando não há papel descartável à mão, é melhor cobrir a boca com o braço. Muitos especialistas até acham esse método melhor que o papel.

• Sempre que alguém tossir ou espirrar, deve lavar bem as mãos ou limpá-las com gel anti-séptico à base de álcool ou com lenços umedecidos.

Quando penso nessas coisas, dá um frio na barriga: olha bem em que mundo nossos pequenos estão chegando. O jeito para combater tudo isso é cercá-los de muito amor e carinho!

2 comentários:

  1. Assim q vi o calendário da vacina fiquei com medo. Joguei no google e descobri algumas grávidas q sofreram aborto dps da vacina. Não foi comprovado q era por causa da vacina e nem o contrário.
    Ainda não conversei com minha médica, vou anotar no caderninho.
    Tô com medo de tomar e ao msm tempo de não tomar!

    ResponderExcluir
  2. Nossa menina, eu já não estava muito a fim de tomar esta vacina..vacina feita a toque de caixa sabe, tudo muito recente..achava melhor tentar evitar e me cuidar do que correr o risco..fiquei mais aliviada ainda quando meu médico falou pra eu não tomar pq a vacina é recente além do que ele acha que é mais uma questão política do que de saúde!!
    bjs!

    ResponderExcluir

Adoramos seus comentários!!
Obrigada por passar por aqui! :o)