08 fevereiro, 2010

Banco de Leite Humano ...

Muitas mulheres não sabem, mas quanto mais amamentamos mais leite nós temos. Aí vem uma dúvida, o que fazer se temos mais leite do que o bebê precisa? Simples: nós podemos doar o leite.

Acho este assunto este site muito interessante e olha a reportagem que vi por lá:

"Quando as pessoas falam sobre a fome que atinge cerca de 400 mil pessoas em São Paulo, muitas vezes se esquecem que fome não é somente de arroz, feijão, salada, carne etc. Existem milhares de crianças prematuras aguardando em hospitais por doações de leite, porque suas mães não conseguem ou não podem amamentá-las.

A organização mundial de saúde recomenda que o bebê seja amamentado exclusivamente com leite materno até seis meses de vida e continue mamando até os dois anos, ao mesmo tempo em que são introduzidos novos alimentos para a criança.

Para acabar com a fome do leite materno, o Brasil possui 165 Bancos de Leite, sendo que 16 estão localizados na cidade de São Paulo. Entretanto, o volume de doações está abastecendo somente 25% do estoque necessário para atender os bebês prematuros. Segundo a doutora Rosangela Gomes dos Santos, coordenadora do Banco de Leite do Hospital Regional Sul, por mês são necessários 150 litros de leite, mas as doações representam 70 litros. “Um bebê mama 80 ml a cada três horas, é bastante leite e o que temos acaba muito rápido”.

Doar salva vidas

A questão é que diversas mães com o excedente de leite desconhecem sua utilidade. Márcia Cardoso Silva, 32 anos, teve um bebê prematuro e conseguiu compreender bem a necessidade da doação: “Meu filho ficou internado três meses no Hospital São Luiz e lá não tem Banco de Leite. Eu tinha excedente e queria doar, mas não sabia onde. Passei a procurar na Internet, com família e amigos, até que minha sobrinha indicou uma médica que me orientou a procurar o hospital Regional Sul.”

Noeli Wail, 26 anos também afirma ter encontrado dificuldade para doar leite: “Se houvesse divulgação, com certeza teria mais doação. Busquei informações em vários lugares e só consegui ajudar, porque insisti muito. Descobri que é muito gratificante auxiliar as pessoas”.

Para doar é fácil. Basta ligar no disque amamentação e se cadastrar. Logo uma equipe vai até sua casa fazer uma avaliação para ver se o doador é saudável, explicar sobre os frascos de coleta, higienização das mãos e armazenamento do leite em freezer ou congelador.

Após a coleta o doador não precisa levar o leite para o Banco de Leite, porque duas vezes por semana os funcionários do hospital ou uma equipe de bombeiros vão até os domicílios retirar o alimento.

Serviço: Disque Amamentação do Hospital Regional Sul: 11 5694 8207

Acesse o site da Rede de Bancos de Leite Humano: http://www.fiocruz.br/redeblh/"

8 comentários:

  1. Oi Ju! Muito pertinente esse assunto, creio que só a minoria das mamães pensa nas doações. Mais por uma questão de falta de informação do que de vontade;
    Obrigada pela visita, amei seu cantinho e tb já estou te seguindo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. o lindona brigadinho por passar no meu blogucho.. vou add vcs...
    e sobre doar leite acho ótimo

    ResponderExcluir
  3. AAH se eu tiver bastante leite eu quero doar sim..fico pensando em como deve ser estas mulheres que não tem leite..só fico em dúvida se eles vem coletar em casa o leite pq no comecinho vai ser bem dificil de levar o leite até o banco!
    bjs!

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante! Vou procurar saber se existe esse banco na minha cidade!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu rezo todos os dias para ter bastante leite, acho muito importante a amamentação, aqui na minha cidade ainda não sei se tem banco de leite, vou procurar saber!
    bjos...
    Viva o leite materno!

    ResponderExcluir
  6. Oii Ju, tudo bem com essa barrigona??
    tu vai ver como agora começa a passar suuuper rapido!
    olha só, achei um maximo esse assunto que tu postou no blog, mas vale salientar que muitas cidades não possuem "posto de coleta", eu mesmo sofri horrores com isso. queria muito ter sido doadora, pois quando a nina nasceu até mais ou menos um mes dela, eu tive leite demais e procurei todas as maternidades de Pelotas -RS para tentar doar, pois a nina estava super alimentada sempre e mesmo assim eu tirava em meio um vidro de nescafé grande de leite, diariamente! guria isso é muita coisa!!
    e cada vez que eu colocava fora, eu chorava so em pensar que um montão de criança poderia estar se alimentando desse leite que deixou a nina tão linda e tão forte! quanta mãe não consegue amamentar ... bom mas tudo isso pq aqui não existe banco de leite humano, existiu no passado agora não mais.
    uma pena!
    beijocas e boa semana para o trio! ;)

    ResponderExcluir
  7. Já na metade? Que delíciaa!! Eu já tô na 27ª, não vejo a hora de chegar nas 30.. aliás, não vejo a hora dela nascer! hehe

    Mas passa bem rápido (pelo menos pra quem tá de fora, rsrs) e logo logo o Felipe vai estar por aí com vcs.. =)

    Beijãoo

    ResponderExcluir
  8. Oi querida!
    Muito bonita a letra da música que postou para mim, muito obrigada!
    Bjs

    ResponderExcluir

Adoramos seus comentários!!
Obrigada por passar por aqui! :o)