18 janeiro, 2010

... 17ª Semana de gravidez

Seu corpo

Vamos falar de mensagens contraditórias. Depois de passar toda a sua vida tentando evitar ganhar peso, agora você foi aconselhada a ganhar peso. Mas não para ganhar peso em demasia, é claro. E não o tipo errado de peso. É desgastante. A questão de fundo é esta: É essencial para se obter uma quantidade adequada de peso, mas através de alimentos saudáveis, e não milkshakes e sanduíches. Peça para seu médico, ou para um nutricionista elaborar um plano de ganho de peso para você.

Agora não é o momento de dieta. Você nunca deve tentar limitar calorias enquanto você estiver grávida, mas também não deve comer demais. Não se preocupe em ganhar mais peso enquanto grávida. Você pode perderá depois do bebê nascer. Lembre-se que uma mulher grávida tem que consumir cerca de 300 calorias extras por dia, o que, na verdade, não é muito, pode ser apenas um pequeno lanche, umas bolachinhas salgadas com queijo, ou seja, não coma por dois.

O seu útero deve estar agora 5cm abaixo do seu umbigo, está ficando cada vez mais arredondado. Quando o seu companheiro te abraçar, ele poderá notar a diferença em seu abdômen.

Sentir os movimentos do bebê é um sinal visível para a mãe de que tudo está indo bem, especialmente se você já teve uma gravidez mal sucedida. Mas, se você ainda não sentiu o bebê chutar ou não tem certeza, não se preocupe pois tudo está normal. Geralmente é entre as semanas 16 e 20 que a maioria das mulheres conseguem sentir, e ter certeza de que foi o bebê que se mexeu.

Neste período pode surgir Epistaxe (sangramento pelo nariz e sangramentos gengivais) devido à elevação da pressão arterial.

No primeiro caso, deite a cabeça para trás, enrole um gelo num pano e coloque-o sobre o nariz. Outro ponto negativo a se observar são os cloasmas (manchas de cor marrom-clara nas bochechas, testa ou buço). Para esse problema ainda não foi encontrada solução, mas para evitar que as manchas escureçam, não tome sol, caso contrário, use sempre um filtro solar adequado à sua pele, com proteção UVA, UVB e UVC. Em casos mais leves, elas somem depois do nascimento do nenê.

Seu bebê

Falando em ganhar peso, é isto o que vai acontecer com seu bebê esta semana. Nesta semana o seu bebê começa a ganhar algumas camadas de gordura (tecido adiposo), importante para o controle da temperatura e metabolismo do corpo, assim ele não passará frio quando nascer. O peso do seu bebê irá aumentar cerca de seis vezes ao longo das próximas quatro semanas. Vale a pena saber que você não é a única que está crescendo!!!

Outros acontecimentos nesta semana:

Com 17 semanas de desenvolvimento, a quantidade de água no corpo é de 89g e gordura 0,5g. Ao nascer, o tecido adiposo estará pesando por volta de 2,4kg do peso total de um bebê de 3,5kg.

Dentro ou fora do útero, bebês gostam de brincar e, o seu já deve ter encontrado o seu primeiro brinquedo, o cordão umbilical. Ele gosta de puxá-lo e segurá-lo. Às vezes ele segura tão forte que impede a passagem de oxigênio mas, não se preocupe, ele não segura por tanto tempo, portanto, nenhum problema ocorre com essas brincadeiras.

Seu bebê está trabalhando arduamente para aperfeiçoar seus reflexos de sucção e deglutição para melhor fazer suas refeições às 2, 5 e 8 da manhã em poucos meses! Como as unhas das mãos e dos pés já começaram a crescer, quando o bebê nascer vai estar na hora de cortar suas unhas...

A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 11 e 13cm. O peso do feto dobrou nas duas últimas semanas e ele está agora com 110 gramas aproximadamente.

Futuro papai ...

O papai ainda não é capaz de perceber os movimentos do bebê que a mãe se refere. Ela pode ficar ansiosa para que você os sinta e pode pedir que você coloque a mão sobre o ventre para curtir esses movimentos junto com ela. É só você colocar a mão e o bebê pára de mexer - não se preocupe; o bebê nada tem contra você. Na verdade ele gosta de brincar desde cedo! Seja persistente e em poucos dias você estará participando desta brincadeira, inclusive sentindo o bebê chutar as suas costas ou a sua barriga durante a noite; é lógico, depende da posição em que você está junto com a mamãe.

2 comentários:

  1. 17 semaninhas é bom de mais e o tempo voaaaaaa, quando perceber já vai estar na reta final!

    Um beijo
    Clau

    ResponderExcluir
  2. Flor, não consigo mais acessar meu blog, fiz outro e espero vc lá...
    O link novo é: http://maegaby.blogspot.com/
    Espero vc lá!
    Te adoro!

    ResponderExcluir

Adoramos seus comentários!!
Obrigada por passar por aqui! :o)